sábado, 28 de novembro de 2009

JOGOS OLÍMPICOS
















A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 AC, os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas:
atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.

CORRIDA
1. Velocidade
São assim chamadas todas as provas em distância até 400m, inclusive. Podem ser realizadas em pistas com obstáculos ou em pistas livres (corridas rasas). Exigem maior explosão que fôlego.
2. Meio-Fundo
Abrangem as de 800 e 1500m rasos. Técnica e capacidade de recuperação do fôlego são itens indispensáveis ao bom corredor.
3. Fundo
Nas suas três modalidades - 5000, 10000 e 42.195 m. - a resistência do corredor é fator essencial. A corrida de 42.195m a Maratona, que foi instituída nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.

4. Obstáculos
São as realizadas em pistas com barreiras, nas distâncias de 100, 110, 400 e 3000 m. Os atletas devem dominar técnica especial para manter o equilíbrio e o ritmo, ao combinar a ação de correr com a de saltar.

5. Revezamento
São as corridas entre equipes de quatro atletas que devem cumprir, cada um deles, uma quarta parte do percurso. Ao término de sua parte, o atleta deve passar um bastão ao companheiro que lhe sucede. Há dois tipos de revezamento: o de 4 x 100 m., e o de 4 x 400 m. O momento da passagem do bastão é indicado por marcas na pista. O êxito dependerá de dois fatores principais: precisão na saída e na passagem do bastão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário